COMO O BUSINESS INTELLIGENCE PODE AJUDAR UMA EMPRESA.

Fazer a gestão de um negócio com um mercado em situação arisca, a constante necessidade de tomada de decisão rápida e assertiva e a busca contínua em melhorar os resultados são desafios que muitos gestores enfrentam.

Se a sua rotina é composta por todos esses tipos de preocupações e você ainda não tem soluções de BI — Business Intelligence — bem ajustadas a seu favor, é hora de refletir mais sobre o assunto.

Para ajudá-lo com essa reflexão, ponderamos algumas áreas e aplicações do BI que fazem a diferença no resultado de qualquer empresa.

NA GESTÃO ESTRATÉGICA

Sendo um conjunto de metodologias, controle, agrupamento e tratamento de informações, o business intelligence tem como objetivo principal conseguir convergir dados provindos de várias áreas e fontes diferentes em informações úteis e com alto grau de relevância para a tomada de decisão.

É uma ferramenta de grande valor estratégico e comunga muito bem com o desafio de poder enxergar de maneira verdadeira e rápida a atual situação da empresa e indicar possíveis caminhos para que os seus líderes e gestores consigam apontar o negócio para o rumo certo.

É possível, por exemplo, utilizar a análise de dados de uma maneira preditiva: avaliar o histórico e, junto ao entendimento do atual contexto, traçar cenários futuros. Qual gestor não gosta de ter à mão uma solução que consiga mostrar as possibilidades de rotas a serem tomadas em vez de ficar se baseando somente no seu próprio achismo?

Além disso, a administração de qualquer empresa ou departamento se torna extremamente mais ágil tendo relatórios automatizados e dashboards customizados em vez de ser necessário ficar atualizando periódica e manualmente centenas de controles e planilhas que, ainda por cima, correm o risco de conter erros.

NO PLANEJAMENTO DE MARKETING

Se unirmos um pouco de big data analytics (para avaliar o mercado) e toda a small data (referente ao seu próprio negócio) devidamente tratada e estrategicamente organizada, teremos disponível um extraordinário potencial de conhecimento para aprimorar as decisões de marketing.

Entender como o cliente pensa e se comporta é muito importante para o direcionamento de toda a publicidade produzida, para o ajuste na forma de abordagem e para a calibração de todo o mix de marketing do negócio.

Assim, extraindo o conhecimento que as ferramentas de BI podem oferecer, seu pessoal de marketing terá condições de implementar a melhor maneira de conseguir fidelizar clientes e aumentar o seu marketing share.

Faça as campanhas mais produtivas, trabalhe melhor os produtos que dão mais resultados e conquiste mais afinidade junto ao seu público, sabendo exatamente o que funciona ou não, por meio da sua análise de business intelligence de marketing.

NO CONTROLE DE ESTOQUE

Bem aplicado à toda a parte de logística, uma solução de BI consegue oferecer os indicadores que uma empresa precisa para conseguir perceber o que anda fazendo de certo e errado quanto à sua operação de estoque.

Saber quais os produtos (ou serviços) são responsáveis por melhores resultados e conseguir acompanhar exatamente as despesas que se têm para mantê-los em circulação é fundamental para uma boa análise de rentabilidade.

Descubra quais os itens que precisam ter disponibilidade constante em seu depósito, quais são aqueles que têm um giro mais rápido e também os que, apesar de não serem os mais lucrativos, são responsáveis por proporcionar a venda de vários outros.

Essas informações você dificilmente terá somente olhando para as planilhas tradicionais de compras para reposição do seu estoque.

NA ANÁLISE DE CUSTOS

Você sabe qual o departamento, produto ou processo dá à sua empresa a maior taxa de retorno? Sabe se pode cortar aquele que diretamente parece não trazer benefícios financeiros?

Essas e outras perguntas, embora sejam de grande importância, não costumam ter respostas rápidas e muito menos fáceis — não ao menos utilizando uma metodologia mais tradicional de gestão.

A coisa muda um pouco de figura quando aplicamos ferramentas de BI. É muito importante deixar claro que a preocupação do business intelligence é conseguir oferecer os resultados e respostas para as perguntas que temos que fazer ao negócio.

Quanto ao processo, apesar de ser parte fundamental para a descoberta dessas respostas, não deve tomar tanto tempo assim. Essa é uma das diferenças fundamentais entre os modelos tradicional e o baseado em soluções de BI.

NA DIMINUIÇÃO DOS RISCOS

Quando o assunto é gestão de riscos, sabemos que existem três possibilidades de lidar com eles: eliminar (terceirizando a seguradoras, por exemplo), mitigar (reduzindo a sua probabilidade ou efeitos) e assumir (entendendo que não há uma solução mais efetiva e economicamente viável).

A grande questão é como saber o que fazer diante de cada situação que aparece. Qual a melhor forma de medir, prevenir ou remediar?

Utilizando avaliações de impacto e simulações de cenários futuros, o BI oferece uma boa capacidade de entendimento perante a situação em questão e os seus efeitos no tempo.

Usando business intelligence a seu favor, será possível ter muito mais segurança ao tomar decisões quanto ao enfrentamento de riscos e inclusive a identificação e mapeamento de alguns que ainda não tinham sido considerados.

Por isso, e também como foi possível ver em todos os outros casos mencionados anteriormente, é fundamental para empresas que levam a função dos gestores a sério e se empenham em ter informações sólidas, atualizadas e confiáveis disponíveis para uma boa tomada de decisão, dispor de soluções de business intelligence.

Praticamente todos os setores irão se beneficiar da integração automática, e um tratamento bem-feito de informações — marketing, gerência, comercial, produção, logística, financeiro, estoque, pesquisa e desenvolvimento e até mesmo o departamento pessoal.

Se por acaso ainda não existe uma iniciativa desse tipo em seu negócio, procure buscar mais informações sobre o assunto, entenda o que as empresas líderes de mercado andam fazendo e compare a atuação e resultados entre instituições que não utilizam o BI e outras que fazem dele peça fundamental de sua estratégia de gestão.

71984-como-o-business-intelligence-pode-ajudar-uma-empresa-1000x640