Planos não surgem de um dia para o outro!!

Necessidade de planejar.

Imagem :1271797
Ainda estamos muito longe de sermos um país que vive a cultura do planejamento, tanto a nível público como privado. O importante é criar essa cultura desde o âmbito pessoal, a seguir familiar e aí sim conseguimos ter iniciativas de sucesso a nível empresarial.
Mas planejar não é o suficiente, é necessário executar, todo planejamento deve ter início, meio e fim, um plano que não tem data para iniciar e nem para finalizar tem grandes chances de ficar apenas na gaveta ou nunca alcançar os seus objetivos.
O fato de executar o plano, não é garantia de tudo ocorrer como o planejado, todo plano tem que ser acompanhado, possuir métricas para que os erros sejam corrigidos ou para colocar em prática outras alternativas dele e se for o caso até para realizar um replanejamento.
Os planos não servem apenas para chegar em algum objetivo futuro, a operação de uma organização é envolvida de vários riscos e a qualquer momento algum evento que pode impactar a produção ou até a imagem da organização e de suas marcas, nesses momentos devem entrar em ação os planos de contingencia para que os impactos desses eventos sejam reduzidos.
A operação de uma organização envolve vários riscos, por isso a necessidade de realizar o mapeamento deles e planejar ações com antecedência, claro que existe alguns riscos que são difíceis de serem previstos, mas com certeza o plano de contingencia mapeará a maioria e como principal benefício do plano a diminuição da probabilidade de muitos riscos acontecerem e a quando a organização não conseguir evitar algum risco o impacto dele será reduzido.
Todo planejamento, seja de qualquer tipo, pessoal, familiar ou empresarial, não é elaborado de um dia para o outro, mas com muito estudo e análise.

Carla de Almeida Martins Basso
Sócia-proprietária da B4 Soluções em Gestão Empresarial

#Planejamento